TESTE DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E STRESS - DASS-21

O DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale), desenvolvido pelo PhD Peter Lovibond, da University of New South Wales (UNSW), na Austrália, pode mensurar simultaneamente e distinguir a depressão, a ansiedade e o estresse. Ele mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias em 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

Embora o DASS possa contribuir para a avaliação dos níveis de ansiedade ou depressão, o questionário não foi concebido como uma ferramenta de diagnóstico. Uma série de sintomas típicos da depressão não são cobertos pelo DASS e precisam ser avaliados de forma independente, como alterações no sono, no apetite e o surgimento de distúrbios sexuais. Por isso, o DASS não substitui uma entrevista clínica abrangente.

AVISO IMPORTANTE:

O resultado da avaliação não indica um diagnóstico conclusivo. Para determinar qualquer diagnóstico potencial discuta seu resultado com um psicólogo ou um médico psiquiatra.